Noite mágica nos "bastidores" dos Trilhos Nocturnos


Estou feliz! Estou maravilhada! E, acima de tudo, sinto-me mais viva do que nunca!

A que se deve todo este entusiasmo?! É que as miúdas do Armazém de Ideias Ilimitada viveram uma experiência única e intensa, no âmbito da nossa parceria com os Trilhos Nocturnos. O objetivo deste momento era conhecermos os "bastidores" do trabalho desenvolvido por esta dupla fantástica – o Bruno e o Jorge –, através de um reconhecimento noturno pela serra de Sintra.

Mas foi muito mais do que isso! 😊

Para começar, nestas coisas das caminhadas, há que ter em conta a vertente mais física, que independentemente do grau de dificuldade do percurso é sempre muito acompanhada quer pelo Bruno quer pelo Jorge. Eu que o diga, que ainda estou um pouco aquém das minhas capacidades, mas senti-me muito segura e apoiada durante toda esta experiência. 💪

Mas há muito mais do que isso!

E aqui entramos na experiência sensorial, vivida de forma muito pessoal por cada um de nós, que é a grande mais-valia destas caminhadas. Todos os nossos sentidos são postos à prova! A paisagem, os sons, os aromas (e aqui, acreditem, fiquei inebriada com os odores que a Natureza exala na noite!), a energia e a vida que acontecem ao cair do sol. Tudo é diferente, tudo é belo, tudo é mágico!

Mas é muito mais do que isso!




A serra de Sintra, por si só, já possui o encanto próprio de uma paisagem natural, bem como toda a mística que existe em torno da própria vila, repleta de histórias e lendas, que são muitíssimo bem contadas pelo nosso "comandante" Jorge! 😊 Agora imaginem, habituados que estamos a ver a serra "de fora", apenas como parte da paisagem, imaginem-se a entrar pela sua floresta adentro em plena escuridão da noite, somente com a luz do luar (quase lua cheia) a entrecortar pelas suas frondosas árvores, e deixarmo-nos levar pelos seus trilhos... Nada me preparou para o que senti. É quando a magia acontece!

Mas acontece muito mais do que isso!

Acontece um sust(inh)o, quando alguém parece imiscuir-se na paisagem e pensas que, de repente, a árvore está a mexer-se... aconteceu comigo, ok! Uff! Era só o Bruno. 😛

Porém, não pensem que caminhar com os Trilhos Nocturnos é um mero 'walk in the park'. O Bruno e o Jorge colocam-nos perante desafios de superação e chega o momento de avançarmos, a espaços uns dos outros, para sentirmos sozinhos toda a energia que a Natureza emana. Uma vez mais, os sentidos ficam em modo alerta, principalmente o olfato e a audição. Apenas os nossos passos irrompem os sons da noite na floresta e, passo a passo, o segredo é confiar e sentir. Somos só nós e a Natureza! Ali, a caminhar sozinhos no coração da floresta na penumbra da noite, sente-se uma imensa conexão com a Terra. Sente-se o pulsar da vida, sente-se a energia dos seres notívagos, sente-se a vida fluir nas frondosas árvores que nos rodeiam, que dão vontade de abraçar! E é quase indescritível!

Mas o melhor ainda estava por vir!



A dupla dos Trilhos Nocturnos reservou-nos a surpresa de levar as miúdas ao Miradouro da Paz! Por entre caminhos de vegetação mais densa, e que só eles conhecem, chegamos a um local imponente e maravilhoso! Quando subimos ao topo daqueles penedos, a sensação é de cortar a respiração! Vemo-nos perante uma paisagem (noturna) que nos enche a alma! Em cima de nós o céu é o limite, em baixo adivinham-se os contornos de alguns edifícios da mística vila de Sintra e afastando-se na paisagem pontos de luz desenham as estradas... Porém, não foi na paisagem que me retive. Uma vez mais, foi naquilo que senti. Ali naquele meu "topo do mundo", deixei-me invadir por uma imensa tranquilidade. Ali, "ouvi" a ligeira brisa que me tocou o rosto dizer "tudo está bem". Ali, consegui "ouvir" a voz do meu coração. Ali, percebi que estou onde devo estar, estou no caminho certo. E, acreditem, ali... somos invadidos por uma Paz imensa!!!

E foi de coração cheio que regressámos!

No final, uma certeza: caminhar com os Trilhos Nocturnos vai muito além da caminhada. É uma experiência tão engrandecedora, tão plena, tão nossa, que tem de ser vivida na primeira pessoa! Ao Bruno e ao Jorge o nosso MUITO OBRIGADA do coração, por proporcionarem às miúdas do Armazém de Ideias Ilimitada um momento tão enriquecedor da alma como este! Estamos certas de que esta parceria ainda vai dar muito que falar!

Nesta aventura contámos igualmente com a companhia do Vitor Sá, o fotógrafo de serviço e também ele parceiro dos Trilhos Nocturnos, bem como de um membro da mais recente parceria que o Bruno e o Jorge fecharam com a clínica de fisioterapia FisioGerações, o J

Estou feliz! Estou maravilhada! E, acima de tudo, sinto-me mais viva do que nunca!

Susana Figueira




Foto: Vitor Sá


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.