6 Perguntas a Liliana Patrício, Coach de Psicologia Positiva


Acredito que as pessoas não cruzam o nosso caminho por acaso. Conheci a Liliana Patrício no evento "Negócios e Cocktails" by Adoro_Ser_Mulher e desde então temos estado sempre em contato. Eu e a Susana já participámos num dos seus Flashes de Felicidade e esta entrevista estava destinada a acontecer! 

Apresento-vos Liliana Patrício uma mulher fantástica, inspiradora e FELIZ ;)

1. Quem é Liliana Patrício?

Boa pergunta para começar! (risos)

Bem, a Liliana é, acima de tudo, uma miúda cheia de sonhos, que desde cedo percebeu que o significado da sua vida passava por ajudar os outros a terem vidas mais felizes e realizadas. Por isso, desde os 13 anos começou a disponibilizar parte das suas férias de verão para fazer voluntariado em casas de saúde mental e, mais tarde, decidiu estudar Psicologia. Contudo, depois de ter dedicado mais de 10 anos da sua vida aos estudos nesta área, com alguns anos de prática clínica e mesmo sendo profissionalmente reconhecida pelo trabalho desenvolvido, começou a duvidar do seu propósito de vida. Os conhecimentos adquiridos em múltiplas formações não lhe estavam a permitir cumprir os seus sonhos, no contexto de trabalho que tinha. Esta foi uma situação que a deixou muito fragilizada e que a levou a recorrer a ajuda no Coaching. Não o fez dentro da Psicologia porque, na altura, estava muito desacreditada da área científica que cada vez mais, numa tentativa de se tornar uma ciência credível, insistia em direcionar o seu trabalho para a doença e não para a felicidade e bem-estar, onde se encontrava o seu significado de vida maior. Aliás, a propósito desta situação acabou por escrever um dos artigos mais lidos do blog Positive a Mente "A Psicóloga que foi fazer Coaching". Neste processo, acabou por se redescobrir e ao seu propósito de vida, mas as experiências "limitadoras" pelas quais passou acabaram por a levar a perder a confiança em si mesma, sentindo-se incapaz de agir e levar aos outros esse mesmo propósito. É aqui que a sua experiência de vida pessoal se une com o seu projeto profissional, pois foi exatamente por ter enfrentado e superado esta situação, que hoje em dia, como Coach de Psicologia Positiva, ela tem a possibilidade de ajudar outras pessoas não só a descobrirem a seu propósito de vida, mas também a descobrirem o que é realmente para si, uma vida feliz, desenvolvendo a confiança em si mesmas e o seu potencial interno.




2. O que é o Coaching Positivo?
O Coaching Positivo resulta da junção do Coaching com a Psicologia Positiva. Quando desenvolvi o Sistema de Coaching Positivo no contexto do projeto Positive a Mente, a expressão Coaching Positivo ainda era pouco aplicada. Felizmente, hoje em dia é já algo amplamente falado tanto na área do desenvolvimento pessoal, como no contexto corporativo. Contudo, o sistema que desenvolvi diferencia-se pelo facto de contemplar 5 passos estrategicamente desenvolvidos com o objetivo de promover a felicidade para a excelência pessoal (felicidade confiante) e corporativa (felicidade em equipas empresariais), com base em informação científica de ponta proveniente da Psicologia Positiva e das Neurosciências, aliada à visão prática do Coaching. Neste momento, estou a desenvolver uma versão atualizada deste sistema, que conto tornar público entre maio/junho, onde integro também os conhecimentos que tenho adquiro nos últimos tempos de áreas como a Hipnose e o Mindfulness. No entanto, para já, é possível conhecer a versão original do Sistema de Coaching Positivo no e-book "Florescer e Prosperar com Confiança" que está disponível gratuitamente no sitewww.positiveamente.com.

3. Positive A Mente é o teu grande projeto de vida? Fala-nos dele.
Sim, apesar de não saber o que está para vir e de, para mim, ser igualmente importante desenvolver em paralelo um outro projeto pessoal, que passa pela constituição de família, por tudo o que já referi, obviamente que o Positive a Mente é o meu grande projeto de vida. Neste momento, a nível profissional desenvolvo outros projetos com a mesma paixão, envolvimento e profissionalismo, nomeadamente na área da terapia do riso e da comunicação (COMunico), mas o Positive a Mente é especial. Foi através dele que renasci das cinzas, que aprendi na prática muito do que sei hoje e que, todos os dias, me sinto desafiada a ser melhor profissional pelos meus clientes, que são pessoas com histórias de vida e de superação fantásticas. É através do Positive a Mente que me realizo profissionalmente todos os dias, ajudando os outros a terem vidas mais felizes, pois não há nada melhor do que saber que faço parte de transformações tão positivas e com um impacto tão grande não só na vida de quem acompanho, mas também na vida dos que as rodeiam (marido/mulher, filhos, pais, irmãos, primos, amigos, colegas de trabalho, etc.). 


4. Qual o grande objetivo do "Flash de Felicidade"?
O Flash de Felicidade foi um projeto que surgiu já no decorrer deste ano de 2017, com o objetivo de levar esta energia positiva e única da autoconfiança, a um número cada vez maior de pessoas. Por isso, o Flash de Felicidade consiste num pequeno vídeo que disponibilizo todos os meses, na penúltima quarta-feira de cada mês, no canal Positive a Mente (www.youtube.com/positiveamente) e na página Positive a Mente - Coaching Positivo com Liliana Patrício, no Facebook. Nestes vídeos, abordo questões relacionadas com a felicidade e a confiança, partilho dicas e estratégias para que cada vez mais pessoas possam construir, tal como eu, a vida dos seus sonhos, seja lá isso o que for. O primeiro vídeo foi lançado aquando do Dia Internacional da Felicidade, no dia 20 de março, e desde aí já foram lançados mais dois vídeos. A ideia do Flash de Felicidade é criar vídeos de conteúdo com base científica, no sentido de responder a casos/questões reais que pessoas comuns como eu, como vocês do Armazém de Ideias Ilimitada e tu que estás a ler esta entrevista, temos nas nossas vidas. Por isso, sente-te à vontade para partilhar comigo todos os comentários que consideres pertinentes, bem como questões, dúvidas ou até alguma experiência concreta pela qual estejas a passar. Ao responder às tuas questões não só te estarei a ajudar a ti, como estarei também a ajudar outras pessoas que tal como tu estão a passar por uma situação difícil, sentindo-se sem força para explorar soluções e confiança para implementar na prática essas mesma ideias. 


5. O teu e-book "FLORESCER E PROSPERAR COM CONFIANÇA"  pode-nos ajudar de que forma? E como o podemos adquirir?
O e-book "Florescer e Prosperar com Confiança" surgiu como uma forma prática de apresentar o Sistema de Coaching Positivo de que vos falei à pouco. Neste livro digital, para além de explicar o sistema que desenvolvi e que utilizo diariamente no sentido de ajudar um número cada vez maior de pessoas a descobrir o que é para si uma vida de felicidade, principalmente através da descoberta do seu propósito de vida e em simultâneo da reconstrução da confiança em si mesmas e no seu potencial interno, partilho também um pequeno exercício em cada um dos 5 passos que o constitui. Assim, quem lê o e-book acaba por ter a oportunidade de experimentar na prática um pouco do que acontece num Programa de Coaching Positivo, sem necessidade de fazer qualquer investimento económico, pois o e-book está disponível gratuitamente no site www.positiveamente.com. Para além disto, partilho também neste e-book um pouco da minha história pessoal e da forma como surgiu o Positive a Mente e o Sistema de Coaching Positivo. Resolvi fazê-lo porque acho extremamente importante que as pessoas percebam que não é por ter formação superior, mestrado e pós-graduações que os posso ajudar de forma mais eficaz, pois existe um grande número de outros profissionais, com a mesma formação e até mais, que os podem igualmente ajudar. É antes por ter a história de vida que tenho. Ou seja, é a minha experiência de vida que me permite saber precisamente o que sentem e conseguir traduzir por palavras tão bem aquilo que por vezes sentem mas não conseguem verbalizar. É por ter passado por algo muito próximo daquilo que estão a passar, pois sou uma pessoa tal como eles. É por esta proximidade que pretendo marcar a diferença nas suas vidas. E, foi por este motivo que resolvi criar as Sessões de Orientação Estratégica de Coaching Positivo. Estas sessões são, no fundo, uma primeira sessão que serve para as pessoas interessadas em construir vidas mais felizes e desenvolverem a confiança em si mesmas me conhecerem, entenderem a forma como trabalho e o modo como as poderei apoiar e desafiar a construírem vidas diferentes das que têm. Esta sessão tem um valor simbólico, pois o grande objetivo é evitar que façam um grande investimento de tempo, energia e dinheiro em algo que não lhes traz de retorno exatamente o que pretendem para as suas vidas. Assim, se nesta sessão perceberem que o Coaching Positivo não é a melhor solução para si neste momento das suas vidas será ótimo, porque já descobriram pelo menos um caminho por onde não seguir. Se, pelo contrário, se aperceberam que o Coaching Positivo é tudo o que precisam neste momento das suas vidas e estão dispostos a dedicarem-se e empenharem-se diariamente, então poderão seguir o seu processo através da integração no Programa de Coaching Positivo que decorre ao longo de 8 sessões.

6. O que te deixa feliz?
Ui... muitas coisas. Encontro a felicidade na minha vida em pequenas coisas, umas que promovo que aconteçam todos os dias, como é o caso de me levantar com uma enorme paixão pelo que vou fazer profissionalmente, partilhar a minha vida em pequenos momentos (num jantar, num lanche, num café, etc.) com amigos e familiares, estar grata por ter a possibilidade de ter tudo isto na minha vida e sentir uma enorme paz e tranquilidade interna ao meditar; e outras que surgem como bónus a tudo isto, porque não as consigo ter todos os dias, como por exemplo caminhar pela natureza, ir à praia ou conhecer pessoas que não se preocupam apenas com o seu bem-estar, mas que partilham, à sua maneira, o melhor de si no sentido de proporcionar aos outros e ao mundo em geral uma vida um pouco melhor. É por este motivo que mal vos conheci lancei-vos o convite de participarem no Flash de Felicidade e fiz questão que, de alguma forma, fizessem também parte do Positive a Mente. Há coisas tão simples que podemos fazer para levar um pouco de felicidade aos outros, que é puro egoísmo não o fazermos. Obrigada de coração. Foi mais um momento extra de felicidade na minha vida.

Rosarinho



2 comentários

Lúcia José disse...

Liliana, que o teu Positiva Mente, seja um verdadeiro sucesso! Muitos parabéns por este projecto e as maiores felicidades em termos pessoais e profissionais!

Positive a Mente disse...

Olá Lúcia :) Agradeço o seu comentário. Que possamos todos construir vidas um pouco mais felizes e cheias de sucesso. Um beijinho e até breve. Liliana

Com tecnologia do Blogger.