Gostas de natureza? Então vais adorar a Quinta do Pisão!


Sem nada para fazer ao fim de semana? Não fiques em casa! Sozinho, em família ou com amigos a Quinta do Pisão, situada no Parque Natural de Sintra-Cascais, será certamente uma boa opção.

Já conheço, um pouco desta Quinta, da sua história e algumas das suas atividades. Mas não quis perder a Festa dos Maios dedicada às tradições rurais e saloias da zona de Cascais. Fui agradavelmente surpreendida com a Casa da Cal - Centro de Interpretação - que abriu as suas portas neste momento de festa!  É o cartão de visita para a descoberta da Quinta, dos seus vários percursos, das suas diferentes paisagens e dos seus muitos residentes (ovelhas campaniças, cavalos, burros lanudos, peneireiros, coelhos, morcegos, raposas...).




Na Casa da Cal, um armazém de cozedura da cal do século XIX, podes tomar um café, saber o que está a acontecer na Quinta, visitar a exposição sobre a história do local e participares em  workshops. 

Aproveitei a tarde e inscrevi-me num visita guiada por este refúgio, que é, também, casa de muitas espécies migratórias. Podia ter feito este passeio sozinha, sentir e observar a natureza à minha volta. Mas acompanhada por especialistas, tudo ganha outra dimensão bem mais enriquecedora. É importante percebermos a sua história e interiorizarmos que este local de recreio e lazer tem de ser respeitado, que a nossa presença tem impacto na natureza, por isso a passagem por lá tem de ser, acima de tudo, consciente!







A Festa dos Maios esteve muito animada com demonstrações, oficinas, ateliers para crianças, música, jogos tradicionais... enfim celebraram-se as tradições e a natureza! Se não foste, não fiques triste porque a festa vai continuar. As portas deste santuário estão abertas todos os dias para ti. É um local de aprendizagem; é o espaço ideal para fazeres uma caminhada ou uma corrida; é um refúgio onde podes encontrar a tua paz interior e conviver com os simpáticos residentes.

Gostas de natureza? Então vais adorar a Quinta do Pisão!
Se já lá estiveste, conta-me como foi!

Nota - gostaria de ter tirado mais fotografias, mas aconteceu um imprevisto com o telemóvel... 

Rosarinho

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.